sexta-feira, 6 de maio de 2011

A adaptação das crianças... E dos pais!


Primeiro dia de aula. Em muitas famílias, apreensão. É a fase da adaptação, que vem se tornando cada vez mais suave, com novas estratégias para cativar as crianças e, principalmente, para diminuir a ansiedade dos pais.
No 1ºano, para as crianças, os primeiros dias são de reconhecimento do espaço e das rotinas. Nas atividades de Artes, Música, Informática, Jogos tudo pode se resumir a uma só palavra: encantamento.
Nossa proposta prevê uma adaptação escalonada e progressiva. Os pais devem estar preparados para um horário mais flexível nesse período, de acordo com a reação de cada criança. Deste modo, permite descobertas gradativas do espaço e um contato com a professora e colegas de classe.

Para esse período, algumas "dicas" ajudam:

A segurança da família é decisiva para um bom andamento da adaptação. Os pais não devem demonstrar sua ansiedade ao filho e, sim, tratar com naturalidade o primeiro contato com a escola.
Converse bastante com a criança, explicando-lhe o que vai ocorrer com ela, sem ocultar dados ou inventar histórias.
Não crie grandes expectativas na criança quanto ao universo escolar. Dê a ela autonomia e liberdade necessárias para descobrir o que a escola pode lhe oferecer.
Não mude hábitos da criança durante o período de adaptação, tais como tirar a chupeta, ou brinquedos de apego por exemplo. Estejam certos de que é este o momento de colocar seu filho na escola e de que o 1ºano é a escolha certa.
Apenas pessoas bem próximas devem ficar encarregadas de trazer e buscar a criança à escola. Atitudes diferentes podem dificultar o processo.
Sejam breves na despedida. Às vezes, a criança acaba chorando ao perceber que a separação está sendo difícil também para os pais.
É necessário extremo cuidado com os horários para que eles não tenham a terrível sensação de que não voltarão para casa. Os filhos sentem-se mais seguros ao ver os pais à porta da escola. Um pequeno atraso na hora de vir buscar uma criança em fase de adaptação pode deixá-la insegura.
É preciso usar sempre a verdade. "Enganar" pode ser mais fácil naquele momento, porém, com certeza atrapalhará as negociações futuras. Nada de chantagens!
Evite interrogatórios. Algumas crianças não gostam de contar suas experiências na escola.
É preciso respeitar esse momento. Você pode (e deve!) participar desse dia a dia.

Professora Susane Moreira do Nascimento.
1ºano – Horto – 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário