terça-feira, 21 de junho de 2011

Novena a Nossa Senhora do Horto


Presenças: V.Sª. e Família
Local: Capela da Escola
Período: de 23 de junho a 1ºjulho de 2011
Hora: 17h

Tema Central:

"MARIA, AMOR PEREGRINO, HÁ 103 ANOS ABENÇOANDO A ESCOLA DO HORTO E O POVO PEDRITENSE".

Pregadores: Padre Alex Kloppenburg e Padre Roberto Carlos Barboza

Temas:

23/06 - "MARIA, Estandarte de Fé na Eucaristia". ( Neste 1ºdia, a Missa será na Igreja Matriz, às 15h.)
24/06 - "MARIA, Esteio da Família".
25/06 - "MARIA, Raio de Luz na Vida do Planeta.
26/06 - "Em MARIA, os Leigos encontram a Força da Doação".
27/06 - " MARIA, ensina nos passos de teu filho a caminharmos com esperança".
28/06 - " MARIA, chama perene da Justiça e da Paz".
29/06 - "MARIA, abençoa e fortalece os vocacionados".
Bênção das Crianças - 14h
30/06 - "MARIA,
modelo de partilha e solidariedade no coração da humanidade".
1º/07 - "MARIA, Horto de Bênçãos em 103 anos na vida Pedritense".
FESTA DA PADROEIRA - Presença de Dom Gílio Felício - Bispo Diocesano

21/06 - Dia de Oração da Família Gianellina.

• Apresentação da imagem de Gianelli.
• Memória sobre Gianelli.
• Momento de Oração em sala de aula.
• Canto.
• Construção de palavras significativas.
• Culminância - Oração na Capela da Escola.





Santos Juninos


Chegou o mês das festanças...
Viva o mês de Junho,
Mês de grande animação...
Viva São Pedro,
Santo Antônio e
São João.

Você sabe a origem da festa junina?


As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc.
Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.
Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos.
São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antonio e São Pedro (assim, 24, 13, 29 de junho).
Esta festividade demonstra devoção e homenagem dos devotos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.
Vamos agora aprender um pouco mais sobre alguns elementos e atividades que toda a festa junina tem, segue:
Fogueira
A fogueira na festa junina representa chama de vida e boas novas. Elas são utilizadas para esquentar as comidas típicas, como canjica, curau e até mesmo o quentão, bebida própria para aquecer em dias de frio, temperada com gengibre. A fogueira, fica em envidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas formando o típico ambiente de arraial.
Música
A música é tocada ao longo da festividade sob o ritmo acentuado de forró. A banda é um item imprescindível, funciona como animadora. A banda esta composta de vários instrumentos como: tambores, bongós, pauzinhos, guisos, reco-reco, berimbau, cackeckê, triângulos, etc.
Para ver a letra de algumas das musicas mais tradicionais clique aqui!
Dança
Existem diversas danças, mas a mais conhecida é a quadrilha.
A quadrilha é uma dança feita para agradecer a boa colheita e homenagear São João, Santo Antônio e São Pedro. Nela, um marcador comanda a dança. Os comandos devem ser seguidos e respeitados.
Esta dança típica chegou ao Brasil durante o período regencial e fez grande sucesso na corte do Rio de Janeiro, caindo depois no gosto popular. A sanfona, a vila, o violão e o triângulo são instrumentos muito utilizados para acompanhar a quadrilha.
A dança começa com os casais posicionados frente a frente. Os cavalheiros cumprimentam as damas e em seguida, as damas cumprimentam os cavalheiros. Eles trocam de lado, em seguida o cavalheiro busca a dama e começa o grande passeio pela roça. Esse passeio apresenta diversas interferências ditas pelo marcador, como "olha a chuva, "olha a cobra". Ao final, o casal despede-se.
Brincadeiras
Corrida de sapatos
Os sapatos dos participantes da atividade são misturados e colocados a uma certa distância da linha de partida. Após o sinal, os jogadores devem ir pulando com o pé esquerdo até o local onde estão os sapatos estão, calçar e voltar ao ponto de partida. Os participantes que calçarem os sapatos errados ou trocados serão desclassificados.
O jogo também pode ser realizado em equipes. A equipe que terminar de calçar os sapatos e voltar ao ponto de partida primeiro, vence o jogo.
Corrida do ovo
É estabelecido um ponto de partida e de chegada. Os participantes devem estar posicionados no ponto de partida. Eles receberão uma colher com um ovo. A colher é colocada na boca. Vence o participante que chegar ao final primeiro sem derrubar o ovo da colher.

Fonte: http://www.smartkids.com.br/